NOSSO BLOG

GT - Meio ambiente realiza Curso de QGIS.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste de Santa Catarina, por meio do Grupo Temático do Meio Ambiente, organizou e realizou o primeiro curso sobre Qgis. O Qgis é software da área de sistemas de informações geográficas e tem aplicações para agronomia, como para outras áreas do conhecimento, como: ciências da agrárias, exatas e sociais aplicadas. Na agronomia, nós utilizamos para elaboração de mapas, gerenciamento de espaços, na agricultura de precisão, no monitoramento de cultivos agrícolas, na gestão municipal e territorial.
O curso ocorreu em maio de 2019 e contou com a presença de 8 sócios e um colega Engenheiro Agrônomo de outra região. O curso teve 5 encontros com 20 horas de atividades práticas na operação do programa. Criamos pontos, linhas e polígonos e utilizamos imagens de satélite geoestacionário para definir áreas de imóveis e de lavouras, perímetros e distâncias das estradas e rios, além de geoprocessamento para cálculo de área de preservação permanente conforme legislação do Código Florestal Brasileiro. A ferramenta possibilita com isso atender demandas de órgãos ambientais e também criar produtos cartográficos ou mesmo verificação de território para subsidiar os profissionais.
A sensação geral é que a ferramenta é oportuna ao trabalho da agronomia e cada vez mais promissora no que tange novas tecnologias. Surge a semente de uma edição avançada do curso. 

Últimas Notícias

MISOSUL
1ª edição do evento sobre Milho e Sorgo no Sul do...
GT - Meio ambiente realiza Curso de QGIS
O curso aconteceu em maio e contou com sócios e...
CBA 2019 acontecerá em agosto no Rio de Janeiro
Essa é a XXXI Edição do Congresso Brasileiro de...